Fundamentação Teórica


Estudar números faz parte da vida, ou seja, os números existem nas ações cotidianas de qualquer indivíduo e vários autores nós trazem suas contribuições com diversas citações, que podemos destacar abaixo:

Piaget diz que “o número é a relação criada mentalmente por cada indivíduo”.
Isso nos leva a uma profunda reflexão sobre a construção de alguns conceitos a partir da ligação do objeto de estudo com aplicações em nosso cotidiano. Trabalhamos nas séries iniciais com a alfabetização matemática e em especial começamos com o número um que ensina a criança ter uma idéia de quantidade.

Moreno nos ensina  sobre contagem dando sua contribuição na seguinte citação:“recitar a série não é a mesma coisa que contar elementos de um conjunto. Isto é, o sujeito pode recitar a série até um determinado número mas não necessariamente poderá utilizar esse conhecimento na hora de contar objetos ou desenhos(2006, p.56)”.
O aluno precisa entender que no que se refere a contagem e quantidade não faz diferença se contarmos de frente para trás ou invertido não alterar sua quantidade.

Concluimos relatando que de acordo com Danyluk (2002), as crianças apresentam espontaneidade ao realizar seus registros numéricos, esses por sua vez podem ser rabiscos e desenhos que têm significado para ela e que pode ser criados para representar algo que elas queiram, como por exemplo, uma determinada quantidade.