Revisão de literatura

“Ao despir a Matemática das suas longas tradições para a vestir com conjuntos e estruturas, muitos assuntos perderam todo o encanto e atração. Talvez não tenhamos despejado o bebê juntamente com a água da banheira ao retirar às matemáticas o conjunto dos assuntos e dos capítulos mais antigos e menos coerentes, mas perdemos com certeza o sabão: sabemos como é fácil encontrar estudantes que pensam que as matemáticas cheiram mal.”
C.V. Jones

Nos dias atuais vemos que os nem os livros didáticos e nem alguns professores tem aplicado corretamente a matemática, tem se esquecido da matemática ensinada com objetivos e aplicações no dia-a-dia. Aprendemos sobre números, trigonometria, álgebra e outros assuntos como se fosse um estudo descontextualizado  e levando o aluno muitas vezes a pensar que o estudo da matemática uma chatice.
Resumimos em descontextualizarão que nem quer saber noção e porquê, que tipo de problemas ela permitia e permite resolver.
O ensino da matemática tem sido tarefa uma tarefa difícil. Às dificuldades somam-se aos problemas causados por uma visão muitas vezes distorcida da disciplina, estabelecida desde os primeiros contatos.
Professores fazem avaliações com perguntas do tipo: “Quem inventou isso não tinha nada para fazer.”;” Para que estudar isso?”. Desta forma os alunos não se sentem motivados a aprendê-la e a estudá-la.
O que dizer dos alunos que aprendem as quatro operações...aprendem produtos notáveis e até mesmo sobre o teorema de Pitágoras.
Obervamos que todo o capítulo sobre o teorema de Pitágoras tem esse mesmo enfoque , isto foi visto em livros de autores como Castrucci e Giovanni ,Bonjorno, Iezzi, Scipione( 8a série). E onde Pitágoras está  em tudo isso?  Que atração pode exercer sobre um estudante uma tal apresentação? Onde está a problematização? Para que pode servir tal teorema? Não nos podemos espantar se ouvirmos reflexões do tipo: "Melhor seria se Pitágoras não tivesse existido!..."
Em um artigo feito com base na exposição do docente Antônio Miguel é colocado alguns argumentos levantados pelos apologistas  da história, eis aqui alguns deles:
- A história é uma fonte de informação para o ensino aprendizagem da matemática.
Um bom número de matemáticos utilizam a motivação para recorrerem a história no processo ensino aprendizagem da matemática. Eles que o conhecimento histórico desperta o interesse do aluno pelo conteúdo que está sendo ensinado.