A proposta dá um ritmo, ou seja, uma nova roupagem para as aulas muitas vezes monótonas e desorganizadas.
Sugestão para se trabalhar com números...
Sugestão para se trabalhar com números...
BRINCADEIRAS DE CRIANÇAS
OBJETIVOS:Pesquisar sobre as brincadeiras entre os alunos da escola; Desenvolver uma pesquisa de opinião entre os alunos.
CONTEÚDOS ABORDADOS: Organização de tabelas.
SÉRIE: 5° Ano
RECURSOS / MATERIAIS NECESSÁRIOS:palitos, cartolina, hidrocor, régua, durex, oficio, tesoura e cola.
DESENVOLVIMENTO
1ª etapa
Proponha à turma que traga palitos, cartolina, hidrocor, papel oficio, tesoura e cola;
Divida os alunos em grupos de quatro;
Diga para a sua turma que cada palito representa uma brincadeira;
Peça que escreva na folha de oficio o nome da brincadeira e coloque o palito, usando o hidrocor colorido cada nome de uma cor.
2ª etapa
Escrever os nomes das brincadeiras que foram pesquisadas em uma cartolina.
3ª etapa
Proponha que cada aluno vá e coloque seu palito de acordo com sua preferência olhando o nome da brincadeira.
4ª etapa
Proponha que o grupo socialize seus cartazes e explicando cada brincadeira colocando ao lado número de vezes que foi colocado o palito.
E com resultado fazer uma tabela no caderno colocando a resultado da brincadeira que a turma mais gostou.
Brincadeira | Número de alunos que gosta |
Boneca | 6 |
Esconde-esconde | 3 |
Futebol | 8 |
Vídeo game | 7 |
OS DESAFIOS PROPOSTO NA ATIVIDADE 1:
Levar o aluno a aprender a montar uma tabela, através da pesquisa de opinião.